segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus - Mateus 5.8

       A pureza é de fato algo muito importante em nossas vidas, isso é notório pela relevância que que esse tema é citado na Bíblia Sagrada. Se pararmos para analisar, o atributo que mais caracterizava Adão e Eva no Jardim do Éden, era a pureza que os mesmos tinham, pureza nos olhos, no pensar, no agir, no falar... fatos esses que foram característica do momento em que o homem esteve o mais perto de Deus e que esteve em seu nível mais alto de perfeição.,
       Levamos em consideração o Salmo de Davi 51.10 que diz "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." Onde Davi, em um momento de muita dor, por sentir o peso de seu pecado, enfatiza a sua necessidade de que Deus o purifica-se, reconhece seu erro e clama  para Deus o dê um espirito pronto a obedecer. Isso é um fator muito interessante, que caracteriza muito sobre como o Homem segundo o Coração de Deus, também pecou e que atitude tomou, uma atitude de reconhecimento de falhas, uma atitude de desejo pelo perdão e uma atitude desejando mudar, isso tudo demonstra a pureza de um homem, que mesmo tendo se tornado Rei, não esqueceu de ser puro como uma criança e reconhecer sua total dependência de Deus, como é muito em explicito em todo o capitulo 51 de Salmos. 

       Como já é notado, para chegarmos ao céu, devemos ser puros, uma pureza que o próprio Cristo caracterizou como sendo a de uma criança em Mateus 18. Devemos olhar como amor e pureza, vendo sempre nas pessoas a bondade e o amor de Deus, nos lembrando que o que existe de mal, não faz parte do que Deus criou para homem, mas sim o que o pecado contaminou e só a cruz de Cristo, poderá apagar esse mal que não faz parte da nossa natureza, devemos nós levarmos a pureza do amor e do evangelho de Cristo Jesus. 
       Sendo esse ainda, um tema muito abrangente para ser refletido, deixo abaixo alguns versículos sobre o tema, para que possamos aprofundar nosso conhecimento dos preceitos bíblicos que devemos seguir.

Que a presença de Deus seja nossa força!

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. 
Tiago 1:27

"Cada palavra de Deus
é comprovadamente pura;
ele é um escudo para quem
nele se refugia. 
Provérbios 30:5

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 
1 João 1:9

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 
1 João 1:7

Como pode o jovem
manter pura a sua conduta?
Vivendo de acordo com a tua palavra. 
Salmos 119:9

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. 
2 Timóteo 2:22

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 
1 Tessalonicenses 4:7

Certamente Deus é bom para Israel,
para os puros de coração. 
Salmos 73:1

Quem poderá subir o monte do Senhor?
Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas
e o coração puro,
que não recorre aos ídolos
nem jura por deuses falsos. 
Salmos 24:3-4


Autor: João Marcos Cassol


Nenhum comentário:

Postar um comentário